domingo, 26 de agosto de 2012

3 Reis - Torneio dos Sétimos anos



Está sendo realizado no Colégio Estadual Antonio dos Três Reis de Oliveira, em Apucarana, o torneio interno dos sétimos anos do Ensino Fundamental.
Entenda o evento:
Durante oito rodadas, os alunos participam de uma fase classificatória na prórpia turma. Os cinco melhores meninos e meninas se passam para a Fase Final, onde os classificados enfrentarão os cinco melhores das outras turmas. Determinando assim, qual os melhores alunos dos sétimos anos e qual a mehor turma.

Veja o emparceiramento da 6a rodada.
 
7o A
 
7o B
 
7o C
 
7o D
 
Na próxima postagem, publicaremos a classificação final e as fotos dos alunos classificados.
 
 
 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

II Xadrez de Varanda

 
Dia 08 de setembro de 2012 - às 14h
Premiação em dinheiro.

Vagas limitadas.

Inscrições R$ 10,00
 
Somente para enxadristas residentes em Apucarana e cidades limites.
Informações pelo e-mail elaine.by.elaine@hotmail.com
 

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Curso de Arbitragem em Xadrez

Está programado para os dias 13 e 14/10/2012, em Apucarana-Pr, Curso de Arbitragem em Xadrez.

Maiores informações pelo e-mail amauriredigolo@hotmail.com

domingo, 19 de agosto de 2012

I TORNEIO DE XADREZ- SESC APUCARANA



Foi realizado no dia 18/08, nas dependências do SESC Apucarana, o primeiro torneio de Xadrez 2012. Com 169 inscritos e a participação de 142 enxadristas, nas categorias até 8 anos, de 9 a 11 anos, de 12 a 14 anos, de 15 a 17 anos e adulto. Todos no absoluto.
Com excelente premiação: troféus para os 3 primeiros colocados e madalhas até o décimo, o SESC Apucarana precisou utilizar grande parte de suas salas para realização do evento.
VEJA AS CLASSIFICAÇÕES:

ATÉ 8 ANOS

9 A 11 ANOS

12 A 14 ANOS

15 A 17 ANOS

ADULTO

De acordo com a diretora do SESC Apucarana Profesora Andreia, todas as 4as feiras, a partir das 18h 30 min, teremos uma sala disponível para os apreciadores do Xadrez aprimorar suas variantes.
VAMOS PARTICIPAR



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Torneio do Sesc

Nota Especial:

Foram encerradas as incrições para o Torneio de Xadrez do Sesc Apucarana/Pr por termos atingido o número de vagas limite.



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Torneio de Xadrez SESC - Apucarana

Inscrições Gratuitas - Vagas limitadas



Categorias até 08 anos
                   de 09 a 11 anos
                   de 12 a 14 anos
                   de 15 a 17 anos
                   Categoria Adulto - Confirmação das inscrições às 12:30 às 13h
                                                  Início da rodada às 13:30h
                                                  Tempo de reflexão 16 min Nocaute "K.O."
                                                  Trazer jogo de peça e relógio.

Inscrições até dia 16 de Agosto Sesc-Apucarana ou pelo e-mail ElisabeteSousa@sescpr.com,br

O Árbitro responsável pelo evento será o AF Amauri Redígolo. Façam suas inscrições e venham prestigiar nosso evento.

Nos veremos lá

Elaine Redígolo

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Atleta com dislexia estará disputando II Aberto do Brasil de Xadrez 2012

Atleta enxadrista apucaranense Amanda Mazaron, 11 anos, estará disputando o II Aberto do Brasil de Xadrez em Maringá-Pr, no período de 08 a 12 de agosto de 2012.



A atleta que aprendeu a empurrar peças aos cinco anos com a mãe, também apaixonada pelo esporte, hoje aos 11 anos, coleciona 24 medalhas e 5 troféus, que conseguiu em torneios disputados, nos quais muitos se sagrou campeã.
Neste ano a garota trouxe para nosso município várias conquistas, dentre elas estão os primeiros lugares no xadrez rápido e relâmpago na regional JEP´S Jandaia do Sul, terceiro lugar na macrorregional xadrez rápido JEP´S Ivaiporã. Primeiro lugar na cat sub 12 - I taça Rotaract de Xadrez em Arapongas - Pr .
A sua maior vitória não tem sido nos tabuleiros adversários, mas no xeque-mate diário dado na sua limitação quanto à dislexia. Nossa garota tem provado sua capacidade, inteligência e superação. È exemplo de disciplina e força de vontade.
Muito conhecida no colégio como a "Amanda do xadrez", faz sucesso entre os amigos, é simpática e já conquistou alguns admiradores. 
Este ano, com a ajuda de muitos amigos colaboradores a atleta terá a chance de estar presente no, II Aberto do Brasil, e nós teremos o prazer da presença da doce e graciosa Amandinha.


Nosso agradecimento aos amigos e patrocinadores da atleta, que sem o incentivo deles não seria possível manter a enxadrista no esporte.

VMM        
Rocha Escapamentos       
Construtora Hirose / Móveis São José / Nilto Mazaron
Marliza e Carlos             
Silvério Alfaiataria / João Carlos de Oliveira
JG estacionamento          














Xadrez auxilia de maneira prazerosa no tratamento da dislexia

"Não consigo ver o xadrez como uma terapia da dislexia, mas sim uma forma prazerosa de desenvolver as capacidades mentais e assim diminuir os problemas que o dislexo possui".





Esta é a minha definição sobre a capacidade que o jogo tem de ajudar no desenvolvimento das crianças que sofrem de dislexia.
Nos últimos doze anos, alguns psicopedagogos da região passaram a recomendar a prática de xadrez aos disléxicos.
Atualmente trabalho com vários alunos,entre oito e doze anos, que sofrem de dislexia e encontraram no jogo, entre um xeque-mate e outro, também uma vitória contra os problemas que enfrentam no dia a dia.
Após me especializar em Alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (NEE), afirmo que é muito importante salientar que o xadrez não é capaz de curar a dislexia e sim auxiliar as pessoas que sofrem deste mal.
"Se uns dos problemas da dislexia é a memorização, a prática constante do jogo de xadrez fará com que a memória da criança seja gradualmente aprimorada. A criança precisa desenvolver técnicas e estratégias para enfrentar suas dificuldades, então: técnica, estratégia e dificuldade são os elementos básicos de uma partida de xadrez".

Resgate da autoestima

Embora seja acostumado às dificuldades, o disléxico tende a sofrer preconceitos, principalmente no ambiente escolar. Participando de um jogo interessante que é o xadrez, mas limiar entre o fracasso e a conquista, essas crianças passam a lidar melhor com as derrotas e também com as vitórias.
No caso da autoestima baixa, isto se reverte com as constantes medalhas conquistadas nos eventos esportivos e reconhecimentos dos familiares, professores e amigos.

Dificuldades no início

As maiores dificuldades enfrentadas pelos disléxicos ocorrem nas aulas iniciais.




Para as crianças com dislexia, é mais difícil realizar a memorização de movimentações, valores e sequências de lances do jogo de xadrez.
Praticando, eles costumam superar tudo isso, conseguindo inclusive disputar de igual para igual com os demais alunos as partidas de xadrez.
Com o passar das aulas, isto se torna mais automático, e com a prática contínua e muitas repetições estas dificuldades desaparecem e entra a criatividade e o raciocínio rápido, excelente para a leitura. Sei que a prática contínua do xadrez causa um "vício saudável", e toda ajuda, seja ele para os disléxicos ou não, que causa prazer traz resultados mais eficazes e rápidos.
AF Amauri Redígolo
cref 001739-G/Pr
CONFEF -Conselho Regional de Educação Física