segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Hoje, dia do enxadrista.....

“O xadrez é um mestre que fortalece o espírito e libera o sofrimento”, já dizia Albert Einstein, o mais memorável físico de todos os tempos. Além do gênio que criou a teoria da relatividade, existe um notável número de personalidades que reconhece a beleza e a importância do popular jogo dos Reis.

Marylin Monroe, que é até hoje um símbolo de sensualidade e um ícone de popularidade, jogava xadrez. Até o clássico Charlie Chaplin mexia as pecinhas nos bastidores dos seus famosos filmes. Saindo do cinema e entrando no rock and roll, podemos citar o ex-beatle John Lennon, que juntamente com sua esposa Yoko Ono, além de produzir música e lutar pela paz, praticavam o jogo-arte-ciência. Também o “camaleão do rock” David Bowie, o excêntrico músico folk Bob Dylan e o líder da banda The Police, Sting, já se sentaram à frente de um tabuleiro.

Por ser um jogo de estratégia, o xadrez conquistou vários líderes. Há dois séculos, Napoleão Bonaparte, que foi imperador da França e é considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, jogava xadrez. Em 2011, pouco antes de Muammar Kadhafi levar um xeque-mate, isto é, ser morto em decorrência das revoltas contra sua hegemonia no poder da Líbia, o líder foi filmado enfrentando no tabuleiro o presidente russo da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Kirsan Ilyumzhinov.

Aquele que vemos hoje estampado em camisetas foi líder revolucionário e, apesar de poucos saberem, enxadrista. Che Guevara aprendeu a jogar com o pai e a partir dos 12 anos começou a participar de torneios de xadrez. Sobre os benefícios do jogo, Che afirmava que “o xadrez é um passatempo, mas também um educador do raciocínio”.

Também com o pai, porém com menos idade, José Raul Capablanca aprendeu a jogar. Conhecido como “Mozart do xadrez”, por ter aprendido as regras do jogo aos quatro anos de idade, Capablanca foi campeão mundial entre 1921 e 1927. O cubano estaria completando hoje 123 anos e, por seu brilhantismo no mundo do xadrez, no dia 19 de novembro de todo ano, é comemorado o Dia do Enxadrista.

Mas nem preciso ir tão longe, e deixo minha homenagem a todos os enxadristas através da pequena e simples garotinha de 11 anos, que aprendeu a empurrar peças aos 5 anos, e descobriu no xadrez um caminho seguro para enfrentar os desafios impostos pela dislexia. Hoje com uma caixinha cheia de medalhas, frutos de suas conquistas nos tabuleiros adversários, e em sua cômoda do quarto troféus, orgulho de toda a família. Nossa amada, Amanda.

Deixo a você enxadrista, amante desta modalidade tão intrigante e inquestionavelmente apaixonante, um forte abraço.

II Torneio de Xadrez Rápido de Ibiporã

 

Horário: 9:00h ás 9:30h
Confirmação das inscrições e congresso técnico.
 
Início da 1º rodada às 10 horas. 
Data: 01/12/2012
Tempo de reflexão será de 20 minutos.                
* Regulamento segundo Leis da Fide.
 
Local: Escola Municipal Maria Inês Rodrigues de Melo - Ensino Fundamental
Rua: 19 de Dezembro Nº1550 
(ao lado do Colégio Estadual Teothônio Brandão Vilela)

Categorias : Sub-08/sub-10/ sub-12/ sub-14/sub-16/sub18 e Absoluto Masculino e Feminino
Premiação: 1º lugar Troféu,  2º e 3º lugares medalhas por categorias Masculino /Feminino.

Taxa de inscrição: R$ 5,00 (cinco reais) antecipado e R$ 7,00 (sete reais) no dia.
 
Inscrições antecipadas devem ser enviadas pelo e-mail
rissao@pop.com.br  
 
Telefone para contato: (43) 9971-5312 Professor Ricardo
 
OBS. Os jogadores deverão trazer,  jogo(s) de peças e relógio.
 
Organização: Clube de Xadrez de Ibiporã-Pr.
 
 

sábado, 17 de novembro de 2012

Curso Avançado de Arbitragem CBX – Norma para AN



A CBX lança curso avaçada de arbitragem com norma para árbitro nacional.

Será ministrado entre 14 e 16 de dezembro de 2012 no Clube de Xadrez São Paulo e os palestrantes serão  AI Pablyto Robert e AI Mauro Amaral .

Maiores detalhes sobre o curso voce encontra no endrereço do blog Xadrez Total .

Espero vocês lá.

Abraços.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Curso de Arbitragem em Xadrez

Nos dias 14 e 15 de Outubro de 2012, foi realizado  o II Curso de Arbitragem em Xadrez na cidade de Apucarana/Pr, destinado a enxadristas, professores, técnicos de xadrez, árbitros e todos os interessados em aprimorar seus conhecimentos das Leis do xadrez.
Com o objetivo de ampliar o quadro de árbitros da Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR), e atuar na organização e arbitragem de eventos enxadristicos, também como, promover a reciclagem e a regularização de cadastro junto a Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR), o curso foi bem recebido pela comunidade enxadrística da região.
Veja nas fotos os cursistas: