segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Paranavaí - Sede do Paranaense de Menores

Ainda sem muitas informações, sabemos que a cidade sede do Paranaense de Menores de Xadrez deste ano será a cidade de Paranavaí.



Paranavaí é um município localizado no Noroeste do estado do Paraná Fundada em 1951, o município tem como limites o estado de São Paulo a norte e os municípios de Santo Antônio do CaiuáSão João do Caiuá e Alto Paraná a leste, TamboaraNova Aliança do Ivaí e Mirador a sul e AmaporãGuairaçá e Terra Rica a oeste.

Hoje Paranavaí é o maior produtor de laranjas do Paraná. A multinacional Louis Dreyfus Commodities e a Citri - Indústria, Comércio e Exportação LTDA - são as responsáveis pela transformação da laranja. Praticamente todo o suco produzido nas indústrias é exportado. Dois outros sub-produtos da laranja, - óleo essencial e o D'limoneno - também são exportados. No mercado interno, o suco abastece as indústrias de refrigerantes. Além disto, a laranja in natura é comercializada nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. 
Acredito que ninguém ficará sem vitamina C neste torneio.

A região de Paranavaí também produz mandioca, algodão, café, bicho-da-seda, pecuária, abacaxi e soja. Dessas, a produção de mandioca é a mais significativa. É a segunda maior do estado e ocupa 30 mil hectares. A produtividade da região é duas vezes superior que a média nacional. Na região se colhe, em média, 30 ton. por hectare. A média brasileira é de 13 Ton por Hectare. Boa parte da produção é processada em indústrias da cidade como a multinacinal General mills do Brasil e outras fecularias.

Paranavaí conta com um dos mais modernos teatros do Paraná. O Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, que foi inaugurado na noite de primeiro de abril de 2003 com o espetáculo O Segundo Sopro, do Balé Teatro Guaíra. O Teatro está no Centro Cultural Rodrigo Ayres, possui 357 lugares, palco em estilo italiano, três camarins e ar condicionado central. A obra tem ainda um elevador para pessoas deficientes e um moderno sistema de som.
Só nos resta saber se teremos uma folguinha para nos deleitarmos com os espetáculos oferecidos no palco do municipal. 

Acesse : facebook do teatro
              Shopping Cidade
              Cine Aston
              Previsão do Tempo
              Preço dos combustíveis
              Grande Hotel
              Hotel Elite
              Shelton Palace Hotel
              Hotel Excelsior
              Pizzarias
              Restaurantes
              Clube de Xadrez de Paranavaí
              Farmácias
              Panificadoras
              Hospitais e postos de saúde

Elaine Cristina





Nenhum comentário:

Postar um comentário