Jogos Pré-enxadrísticos
Existem vários jogos pré-enxadrísticos que podem ser utilizados em suas aulas, separei alguns que costumo utilizar com frequência:
ATIVIDADE: XADREZ LATERAL
MODO DE JOGAR: posicione as peças de maneira padrão e gire o tabuleiro 90°. Ganha quem capturar o rei do adversário primeiro.
VARIAÇÃO: Posicionar as peças de maneira livre nas duas fileiras iniciais de cada lado.
ATIVIDADE: XADREZ CONTRÁRIO
MODO DE JOGAR: Com o jogo arrumado de maneira padrão, o jogador sentando no lado das brancas terá que movimentas as peças das negras e vice-versa. Ganha quem capturar o rei do adversário primeiro.
VARIAÇÃO: Posicionar as peças de maneira livre nas duas fileiras iniciais de cada lado.
ATIVIDADE: XADREZ INVISÍVEL
MODO DE JOGAR: Apenas com o tabuleiro visível, imaginam-se as peças arrumadas de maneira padrão, a cada lance executado, a peça torna-se visível e não mais poderá se tornar invisível. Ganha quem capturar o rei do adversário primeiro.
ATIVIDADE: XADREZ 960
MODO DE JOGAR: A arrumação das peças se dá de modo livre a cada jogador, ganhando aquele que capturar o rei do adversário primeiro.
VARIAÇÃO: arrumar de modo livre apenas as peças figura do jogo (cavalo, Rei... exceto peões)
ATIVIDADE: XADREZ COM DADOS
MODO DE JOGAR: Todas as peças recebem um número antes do inicio da partida, correspondente a um número no dado. Ao arremessar o dado, o número que aparecer corresponderá à peça a ser movimentada. No inicio da partida, o jogador deve jogar o dado até que o número do cavalo ou do peão apareça, para que ele possa fazer o 1° movimento. Ganha quem capturar o rei do adversário primeiro.
VARIAÇÃO: pode-se usar um dados com as figuras das peças ao invés dos números, o que facilita na prática do jogo por alunos entre 5 e 7 anos.
ATIVIDADE: GUERRA DE PEÕES
MODO DE JOGAR: apenas com os peões posicionados em suas casas de origem, e se movimentando de forma normal, ganhando àquele que capturar todas as peças do adversário primeiro, ou colocar o adversário em uma situação que ele não tem mais movimentos possíveis, ganhando aquele que tiver mais peças quando esta situação ocorrer.
VARIAÇÃO: Ao chegar à coroação, o jogador poderá escolher uma peça figura livre, ou apenas a peça correspondente aquela casa. Também pode ser ganhador aquele jogador que chegar primeiro com o seu peão do outro lado do tabuleiro.
ATIVIDADE: GUERRA DAS PEÇAS
MODO DE JOGAR: Apenas com as peças figuras (Rei, cavalo...) posicionadas em suas casas de origem, o jogador terá que capturar todas as peças do adversário, ganhando aquele que conseguir realizar esta tarefa primeiro. Persistindo algum caso em que o jogador não consiga capturar todas as peças, ganha aquele que tiver mais peças sobre o tabuleiro.
VARIAÇÃO: A arrumação das peças pode ser de forma livre.
TEXTO RETIRADO NA ÍNTEGRA DO BLOG: http://www.xadrezintegral.blogspot.com/ do meu IRMÃO Rogério Santos.
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